quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Caso Douglão/Custódio

A secção profissional do Conselho de Disciplina (CD) da FPF retirou o segundo cartão amarelo - e consequente vermelho - visto por Douglão no encontro da 1.ª jornada da Liga entre Benfica e Sp. Braga. Desta forma, o central bracarense estará às ordens de José Peseiro na próxima partida do campeonato, em casa com o Beira-Mar, visto que o amarelo mostrado por Artur Soares Dias ao brasileiro foi agora atribuído a Custódio.

Tendo por base o artigo 258.º, ponto 5, do Regulamento Disciplinar - que permite ao CD "atuar quando for patente que a equipa de arbitragem puniu qualquer interveniente no jogo com a amostragem de cartão amarelo ou vermelho (...) pretendendo antes punir um outro, com o fim de atribuir a punição ao sujeito que verdadeiramente cometeu a infracção e revogar a punição do sujeito indevidamente punido -, o organismo atribuiu o cartão amarelo a Custódio, o jogador que efetivamente tocou a bola com o braço no lance que originou a grande penalidade de Cardozo e a expulsão de Douglão.

Nota:
Se é verdade que Douglão foi mal expulso,na minha opinião também não é menos verdade que esta decisão no futuro irá causar alguns problemas.

É que não tenho a mínima dúvida que apartir de agora qualquer cartão mostrado erradamente a um jogador será alvo de pedido de despenalização por parte do clube.

E vocês concordam com esta decisão?

Abraço.

Palpites para a 3ªJornada.

Classificação da 2ªJornada e Classificação Geral.

4 comentários:

Riga/V-1-Boy disse...

ja dantes isso acontecia

Unknown disse...

Até concordo. Vamos é ver se vão continuar assim.

Anónimo disse...

este deve ter sido o primeiro caso de cartão mostrado erradamente a um jogador que me recorde. O Conselho de Disciplina agiu bem e rápido, o que se louva.

"É que não tenho a mínima dúvida que apartir de agora qualquer cartão mostrado erradamente a um jogador será alvo de pedido de despenalização por parte do clube."

não percebi o que isto queria dizer, mas se é a subjectividade do amarelo/vermelho, da interpretação dos adeptos, bem, isso é verborreia mental e lixo de jornaleiros.
como disse acima, não me lembro de outro caso em que o árbitro tenha trocado o destinatário do cartão

Tomé Silva disse...

Anónimo não está em causa a justeza da decisão e como disseste e bem,é de louvar a rapidez da decisão.

Não tenho dúvidas que apartir de agora os clubes (principalmente os grandes) irão-se aproveitar deste caso para pedirem a despenalização de cartões que sejam mal mostrados.
Falei dos clubes,porque por parte dos adeptos haverá sempre interpretações diferentes consoante o clube beneficiado/prejudicado.

Bem sei que são casos diferentes,mas já sabemos como é a Liga Portuguesa.

Faa não é fácil encontrar casos destes,mas não acredito que a decisão seja diferente caso aconteça um caso igual.

Riga confesso que não conhecia este artigo do CD,assim como não me recordo de nenhum caso em que este artigo tenha sido usado.

Abraço.