domingo, 14 de outubro de 2012

Á conversa com... Master Kodro do blogue 442 (1ªParte)


O 442 foi fundado pelo Kovacevic (Sportinguista) em 2004 mas tu fazes parte dele desde a primeira hora.
Que balanço fazes destes 8 anos dedicados ao projecto?

Master Kodro:Analisando a coisa friamente, foram demasiadas horas da minha vida que podiam ter sido dedicadas a algo de mais importante e produtivo. Depois desta questão e do balanço, estou a pensar seriamente em acabar com o blog. É nisso e em deixar de fumar. Por falar nisso, espera uns minutos que vou fumar um cigarro e já continuo a responder.

O facto do Kovacevic te ter convidado a fazeres parte do projecto demonstra que afinal os Sportinguistas são inteligentes ou pelo contrário,que continuam a dar tiros nos próprios pés?

MK:Os sportinguistas são, provavelmente, os adeptos de futebol mais inteligentes deste país. Conheces alguém que consiga achincalhar mais o Sporting do que um sportinguista? São dotados de uma capacidade de sofrimento e de um realismo que devem fazer inveja a qualquer adepto. O meu pai, nos últimos anos da sua vida, via jogos do Sporting até aos 5 minutos de jogo. Ele sabia que iam correr mal. Quanto ao caso específico do kovacevic: há algo mais inteligente do que fundar um blog, escrever um post de 3 em 3 meses, e convidar um gajo que o mantém? QI de Einstein, Tomé.

Este blogue é diferente do habitual,visto que não é dedicado apenas a um clube e prova disso é que tem/teve escribas do Porto,Benfica,Sporting e Vitória de Guimarães.
Consideras isso uma vantagem ou desvantagem em relação aos demais?

MK:Para as audiências é péssimo, porque não entra no circuito das redes fanáticas. Para o que me interessa é fundamental. Não consigo conceber a minha participação em algo deste género que seja condicionado por fundamentalismos, os que são impostos e/ou os que são fruto de nacional-carneirismo. Estamos (portugueses) pouco habituados a por-nos na pele dos outros. Para mim isso é fundamental. Quando escrevo com seriedade sobre outros clubes, faço-o sob o prisma de um adepto de outro clube e acho que a opinião de quem não quer ou tenta fazê-lo assim está irremediavelmente condenada à irrelevância.

És adepto do Vitória de Guimarães.
Despindo a camisola de adepto(que não é fácil),o que esperas do Vitória para esta temporada?

MK:Vês? Como "não é fácil"? Claro que é fácil. Primeiro que tudo, devo esperar que o Vitória não acabe. O idiota que lá esteve fez tudo o que era possível para acabar com aquilo, mesmo recebendo (será?) dinheiro pornográfico da máquina de lavar do Jorge Mendes. Mandou juniores bons para o Benfica, rodou jogadores para o Benfica rentabilizar e ainda lhes conseguiu ficar a dever dinheiro por lhes vender um jogador (o que é um negócio ao nível do que os da santíssima trindade PS-PSD-CDS fazem há 30 anos, diariamente, para arruinar o Estado). Portanto, primeiro espero que o clube não acabe. Como tudo depende desta situação, espero adicionalmente que não desça e que consiga rentabilizar activos próprios (e que estes não se lesionem por 6 meses como aconteceu com o João Amorim e o Dinis ou por 1/2 como o Marco Matias). O Rui Jorge convocou agora 4 para os sub-21 - Josué, Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues e Tomané. É pô-los a jogar já.
 
Voltando a vestir a camisola de adepto (certamente será ainda mais fácil) como vês o crescimento do principal rival,o Braga,ao longos dos últimos anos?

MK:Tudo o que sejam clubes que se intrometam entre os 3-das-grandes-dívidas são sempre boas notícias para o nosso campeonato. Para mim, ser o Braga, o Nacional, o Marítimo ou o Boavista faz pouca diferença, dado que não sou de Guimarães, nunca lá vivi, não alimento guerras e até acho piada a frases como a que saiu - diz-se - a um responsável do Braga: o Barroso, para o Vitória, só sai por 3 vezes mais do que para os outros, mais coisa menos coisa. O Braga está a conseguir montar equipas consecutivas de grande nível, de jogadores com experiência na liga portuguesa e os "encostados" dos 3-das-grandes-dívidas, sempre sem gastar dinheiro. Só falta ali a formação. Já deixaram o Porto fora da Champions, o Benfica fora de uma final europeia (com árbitros estrangeiros, pasme-se) e o Sporting... bom, não vamos bater no ceguinho.

Como é que alguém que não nasceu,nem nunca viveu em Guimarães se torna adepto do Vitória de Guimarães?

MK:Boa pergunta. A culpa foi do Paulinho Cascavel e da minha enorme capacidade para dizer "não". Sim, porque o Paulinho depois foi para o Sporting (e o Ademir para o Benfica) e eu fiquei no Vitória.

Continua...

1 comentário:

Vitto Vendetta disse...

Gostei, ó master porto!