sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Alguns mitos do Futebol Português - Parte 1 (Benfica)

Começo pelo Benfica ou não fossem eles o principal clube rival do meu.

Ouço constantemente adeptos do Benfica dizerem que são de um clube diferente,que os seus adeptos e dirigentes são demasiado "mansos" e sérios,que têm de começar a ser como os "Corruptos do Porto",senão arriscam-se a continuar a não ganhar nada.

Será impressão minha ou o Benfica é o único clube Português que tem 2 Presidentes condenados pela justiça,sendo que um deles já tinha sido condenado por coisas extra-futebol antes de entrar no clube?
Será impressão minha ou não faltam casos de adeptos/claques do Benfica envolvidos em casos de violência,tráfico de drogas,tráfico de armas,entre outras coisas?
Será impressão minha ou já assistimos a desejos de morte a um Presidente de um clube rival,incêntivos á violência,demonstração de ódio pelos adeptos rivais,etc,tudo isto em directo no canal do clube?
Posso estar enganado,mas se isto é ser sério e de um clube "diferente",nem quero imaginar como serão os adeptos do restantes clubes.

Estes mesmos adeptos Benfiquistas acusam os adeptos Portistas de serem cegos,de fazerem parte da "manada" que comem tudo o que o seu Presidente diz,de não verem que o Presidente do seu clube os rouba em proveito próprio.

Será que eleger um Presidente com 83% dos votos se pode inserir no conceito de "manada"?
Será que manter um Presidente durante 10 anos,depois de todas as promessas megalomanas feitas e poucas cumpridas,se pode enquadrar no conceito de cegueira?
Será que os negócios feitos com o At.Madrid,com o Sp.Braga,com jogadores contratados que são logo emprestados e ter mais de 100 jogadores sob contrato,foram todos feitos em proveito do Benfica?
Isto para não falar da fortuna pessoal do seu Presidente,que desde que entrou no Benfica subiu a pique,mesmo não auferindo qualquer salário pelo cargo.

Esses adeptos Benfiquistas acusam Pinto da Costa de controlar tudo o que mexe.
São as arbitragens,a comunicação social,a Olivedesportos,etc.

Provavelmente esses mesmos adeptos estão esquecidos das "Capeladas" e dos "Pode ser" desta vida.
Mas sobre este tema tenho uma opinião muito própria e que não retiro qualquer vírgula.
Os adeptos do Porto e do Benfica deveriam ter vergonha na cara de falar sobre arbitragens,não fossem estes os 2 clubes mais beneficiados do nosso campeonato nas últimas décadas.
Sobre a comunicação social acho que nem vale muito a pena falar,para o bem e para o mal o Benfica vende,logo é normal que qualquer notícia sobre o clube interesse publicar.
O Benfica avançou para a Benfica Tv e além de garantir os seus jogos em casa do campeonato,também conseguiu os direitos da Liga Inglesa.
Até aqui tudo normal,mas o que diriam os adeptos Benfiquistas se o seu rival Porto tivesse um canal próprio e estivesse interessado em adquirir os direitos televisivos de clubes que disputam consigo a Liga Zon Sagres?
Será que seria considerado normal ou teríamos de ouvir falar em tráfico de influências e afins?

Muito mais haveria para discutir,mas ficaríamos aqui eternamente.
O Benfica foi e é o maior clube Português,continua a ser dos melhores clubes Portugueses e o principal rival do meu clube.
Tem coisas boas e más como os restantes clubes,mas ao contrário do que os seus adeptos dizem não é um clube "diferente"(no sentido que aplicam essa palavra).

Para que não restem dúvidas,volto a referir que este "apontar de dedo" aos clubes,não iliba os adeptos Portistas e os seus dirigentes de todos os erros cometidos ao longo do anos,nem pretende dizer que o Porto é o clube da moral e dos bons costumes.
E que este texto é apenas a minha opinião sobre o que vou lendo na blogosfera,não tendo de ser a verdade absoluta para os leitores.

4 comentários:

joaninha disse...

acho que o Gonzas não vai gostar nada deste post, heheheh

Tomé Silva disse...

Joaninha já devias saber que escrevo o que penso,não escrevo a pensar se outros gostam ou deixam de gostar,inclusivé os adeptos do meu clube.

Inês S. disse...

Bem, eu como sou imparcial não me vou sentir ofendida com nenhum destes posts mas algo me diz que "esses adeptos" do Benfas não vão achar piada a esta saga...talvez gostem quando fizeres o post do Porto ahah

Eu tenho um Benfiquista ferrenho cá em casa e apesar de ser um dos que admite a corrupção a afins que existe no seu clube, nunca consegue ser totalmente imparcial e volta e meia lá critica algo que a meu ver o Benfica também fez ou algo que também acontece no clube.

O Benfica e o Porto andam de mãos dadas neste assunto e pouco mais há a dizer sobre isso. Estes clubes e os seus adeptos não são tão diferentes como querem fazer crer... há corrupção nos dois lados, há adeptos desrespeitadores nos dois lados, há adeptos educados e com bom senso nos dois lados.

No entanto, pelo menos na minha opinião, tenho a dizer que o Pinto da Costa estica um pouco a corda no que toca a incentivar o ódio competitivo que existe entre os dois clubes. Faz certos comentários tristes na comunicação social que são totalmente desnecessários, comentários que da outra parte nunca ouvi com a mesma intensidade. Mas isso já é outra conversa...

Candreva disse...

Como já referi num post anterior. Quem devia mandar no SLB não manda, e quem não devia, manda.

Sou da opinião que para se ter sucesso é preciso ter uma base e boa de preferência, como é o caso do FCP. E isso constrói-se ao longo dos anos com ajustes aqui e ali para melhorar.
Se o SLB melhorou desde o inicio do milénio, sim. Mas neste momento o SLB estagnou, tal como o FCP. A diferença é que o FCP está no auge, e o SLB parece querer ser eternamente 2º.

Acho que o grande podre do meu clube passa por fingir ser "uma virgem puritana", isto serve para o FCP também.

A única coisa em que acho que o FCP tenha mais "power" é na comunicação social. Não sei porquê, mas há já algum tempo que acho que o FCP controla parte da imprensa. Daí as 8 em 10 capas de jornal serem vermelhas. É apenas uma opinião, e que no fundo o FCP sai muito beneficiado, pois não acusa uma pressão "extra".