terça-feira, 1 de abril de 2014

Como vão os principais campeonatos europeus (Parte 1)

Entramos na fase final dos principais campeonatos europeus,sendo que alguns estão decididos (ou quase) e outros ainda estão por decidir.
Vamos fazer uma ronda e ver o que está decidido ou falta decidir,embora o nosso campeonato esteja em maior destaque.

Portugal:

Só uma catástrofe impedirá o Benfica de vencer o campeonato.
7 pontos de avanço sobre o Sporting a 5 jogos do fim parecem mais que suficientes para a conquista do título.
Aliás,os primeiros 4 lugares parecem já ter dono e não parece que Sporting,Porto e Estoril venham a subir ou descer na classificação.

Na luta pela Europa o Nacional está colocado numa excelente posição para conquistar o 5ºlugar.
6 pontos de avanço sobre Braga e Académica dão uma boa margem de manobra aos insulares,que até ao fim do campeonato jogam contra equipas da 2ªmetade da tabela,com excepção da recepção ao Sporting.

Entre o 6ºclassificado (Braga) e o 11º (Vitória de Setúbal) existem apenas 2 pontos de diferença,pelo que podemos ainda assistir a muitas trocas nessa parte da tabela.

Na luta pela descida Belenenses e Olhanense são as equipas em maior dificuldades (ambas com 18 pontos),sendo que o último classificado irá parar á 2ªLiga,enquanto o 15ºclassificado irá disputar um play-off de despromoção com o 3ºclassificado (equipas B não contam) da 2ªLiga.
Paços de Ferreira (+ 5 pontos) e Arouca (+7 pontos) ainda não estão totalmente a salvo da descida,mas não parece expectável virem a ter problemas nessas contas.

Espanha:

Este é provavelmente o campeonato mais emocionante na luta pelo título.
A 7 jogos do fim o At.Madrid lidera com com 1 ponto de avanço sobre Barcelona e 3 pontos sobre o Real Madrid.
Nesta altura é arriscado prever quem será o campeão,sendo que provavelmente será decidido apenas nas últimas jornadas.

Na luta pelo 4ºlugar e vaga de qualificação para a Liga dos Campeões o Ath.Bilbao é o melhor colocado,tendo um avanço de 6 pontos para Sevilha e Real Sociedad e 7 pontos para Villarreal.
Na luta pela europa existem 2 vagas,sendo que entre Sevilha,Real Sociedad e Villarreal uma delas ficará de fora.

Na luta pela descida o Bétis parece ter o seu rumo traçado,sendo que ficam 2 vagas em aberto para a despromoção.
Neste momento Valladolid e Osasuna ocupam esses 2 lugar (ambos com 30 pontos),mas Almeria (30),Getafe (31),Elche (32),Rayo Vallecano (33),Granada (34),Málaga (35) e Celta de Vigo (36) ainda não estão totalmente a salvo da descida.

Este campeonato ainda tem muito para decidir e será provavelmente um campeonato com indefinições até ás últimas jornadas,nas mais variadas lutas.

Inglaterra:

Este campeonato já teve alguns líderes,mas a 6 jogos do fim é o Liverpool que lidera com 2 pontos de avanço sobre o Chelsea e 4 pontos de avanço sobre o Manchester City,sendo que estes últimos têm 2 jogos em atraso.
O Arsenal surge na 4ªposição a 7 pontos da liderança e ao mesmo tempo dispõe de 4 pontos de avanço sobre o Everton (Everton - Arsenal no próximo fim-de-semana) na luta pela última vaga na qualificação para a Liga dos Campeões.

Na luta pela Europa (2 vagas) temos 3 equipas,sendo que o Everton é o melhor colocado dispondo de 4 pontos de avanço sobre o Tottenham e 6 pontos de avanço sobre o Manchester United,espreitando ainda a possibilidade de chegar á Liga dos Campeões.
Destas 3 equipas uma delas ficará de fora da europa.

Na luta pela descida ainda nada está decidido,sendo que Fulham (24 pontos),Sunderland (25,mas 2 jogos em atraso) e Cardiff (26) são os que estão em pior situação.
Acima da linha de água mais ainda sem a manutenção garantida temos o West Brom (29 e - 1jogo),Crystal Palace (31 e - 1jogo),Norwich (32),Hull (33),Swansea (33) e Aston Villa (34 e -1jogo).

Será também um campeonato com indecisão até final.

Sem comentários: