segunda-feira, 31 de março de 2014

O "Sistema" que defende a "Verdade Desportiva"

O Porto atravessava um período muito difícil,Paulo Fonseca fica sem condições e acaba por ceder o seu lugar a Luís Castro.
Luís Castro pega numa equipa psicologicamente desfeita,que estava a 9 pontos da liderança e a 2 pontos do 2ºlugar.
A goleada imposta ao Arouca e a vitória frente ao Nápoles traz alguma esperança aos adeptos,que acredita ser perfeitamente possível chegar ao 2ºlugar,já que o título está muito longe.

O Porto desloca-se a Alvalade e sabe que uma vitória dá o 2ºlugar,além de uma moral reforçada para encarar os 7 jogos que faltavam disputar no campeonato.
Olegário Bequerença é o árbitro nomeado para o clássico,mas alegou indisponibilidade física e acaba por ser substituído por Pedro Proença,o melhor árbitro Português.
Mas os melhores também erram e o Lisboeta mostrou isso melhor que ninguém.

Um penalti não assinalado a favor do Porto e um golo em fora-de-jogo do Sporting adulteram a tão falada "Verdade Desportiva" e o Sporting acaba por vencer por 1-0.
O Porto fica num situação complicada,já que fica a 5 pontos do 2ºlugar.
Se o título já era uma miragem,com 12 pontos de atraso apenas se confirma o que já se sabia,que o título ia parar a um dos clubes de Lisboa.

Entretanto o Porto vai a Nápoles empatar e segue em frente na eliminatória.
De seguida consegue uma vitória arrancada a ferros sobre o Belenenses e a meio da semana vence o principal rival na 1ªmão das meias-finais da Taça de Portugal,onde faz uma boa exibição e o resultado acaba por ser curto face ao que se passou em campo.

Os adeptos e a equipa voltam a acreditar...
Sabem que o campeonato é praticamente impossível,que o 2ºlugar ainda é possível mas está complicado,no entanto ganham nova moral para as restantes competições.
Segue-se a deslocação á Madeira para enfrentar um adversário que luta pela Europa.
Já se sabia os resultados dos adversários,pelo que teria de vencer para não deixar os adversários fugirem ainda mais na classifcação,principalmente o 2ºclassificado.

Apesar do 2ºlugar ser uma tarefa muitíssimo complicada,o "Sistema"(adoro esta palavra) parecia não querer facilitar e decidiu arrumar de vez com as (poucas) esperanças que a equipa tinha.
Saiu mais uma "Capelada" das antigas,deixando o Nacional marcar um golo em fora-de-jogo,vendo um golo mal anulado ao Porto,sendo que pelo meio marca uma grande penalidade a favorecer o Porto,que em abono da verdade não existiu,apesar do contacto.
E assim se retira ao Porto qualquer sonho de entrar directamente na Liga dos Campeões.

Pelos vistos os "Movimentos Basta",os comunicados do Presidente do Sporting,os lugares mais importantes na Liga,as homenagens a Eusébio e a Coluna (que descansem em paz) etc,tiveram o efeito desejado e assim se mantêm a "Verdade Desportiva" do futebol Português.

Obviamente que isto não foi mau para todos,já que o Super-Benfica,o rolo compressor,etc,finalmente pode festejar um campeonato...4 anos depois.
Já o Sporting finalmente consegue o 2ºlugar e consequente apuramento directo para a Liga dos Campeões...5 anos depois.

P.S.Há umas semanas alguns adeptos falavam muito no "Arrodoze",sendo que desde ontem falam muito em "Jaquinzinhos"...talvez por estarem esquecidos do alto patrocínio da "Century 21" em 2011...

Sem comentários: