domingo, 24 de fevereiro de 2013

Vitória de Guimarães B - Braga B supenso devido a confrontos


Sou um apaixonado pelo meu clube,mas mais ainda por futebol e como tal não rejeito uma oportunidade de ver jogos ao vivo,sejam ou não do meu clube,sejam da 1ªliga ou das distritais.
Esta época tenho acompanhado quase todos os jogos caseiros da equipa B do Vitória de Guimarães (mais que da equipa principal) e hoje não foi excepção.
Assim que cheguei ao Estádio D.Afonso Henriques notei uma assistência acima do habitual,no entanto achei normal visto que o jogo era contra um rival.
Ainda não tinham passado 10 minutos de jogo quando os adeptos do Braga (40-50 elementos no máximo) entraram no estádio e para se fazerem notar rebentaram um petardo.
A reacção dos adeptos do Vitória não se fez esperar e além dos habituais insultos atiraram 2 tochas para a bancada onde os rivais se encontravam (embora bem longe dos atingir).
Apenas virei a cabeça por momentos para aquele que deveria ser o centro das atenções (o jogo) e quando volto a olhar para o lado já a confusão estava instalada.
Durante mais de 5 minutos foram centenas e centenas de cadeiras a voar de um lado para o outro.
Entretanto o árbitro do jogo interrompe a partida e quando se pensava que o pior já tinha passado os adeptos do Vitória invadem a bancada dos adeptos do Braga e entram em confrontos.

Já vi muitos jogos na minha vida e já assisti a cenas pouco dignificantes,no entanto nunca assisti tão de perto a algo tão vergonhoso.
Não importa quem começou,quem tem razão (se é que alguém pode achar que tem razão),mas pela primeira vez na vida tive vergonha de ser Vimaranense,mesmo não sendo Vitoriano.
Não consigo perceber como é que a maioria dos adeptos presentes no estádio batiam palmas e incentivavam os animais a continuarem com aquele "espectáculo" degradante.
No futebol todos têm telhados de vidros,mais ainda na questão da violência de claques,no entanto isso não pode servir de desculpa para continuarmos a assistir á impunidade que reina nestes casos.

Muito mais poderia dizer,mas sinceramente continuo enojado com aquilo que assisti.
É urgente tomar medidas para que estas coisas deixem de acontecer em todos os estádios de futebol,sob pena de um dia termos de lamentar a morte de um familiar/amigo.

3 comentários:

Candreva disse...

É realmente triste estes momentos. Por um lado "fiquei contente" por ver os adeptos do Braga a fugirem a sete pés.

Não faças aos outros aquilo que não gostas que façam a ti. Digo este proverbio a propósito do jogo Braga-Paços há umas semanas.

Estas situações deviam e devem ser punidas com multas e não falo de multas de algumas centenas, ou poucos milhares de euros. Na minha opinião, multas a partir de 250 mil euros para os clubes, talvez só assim, essa malta que tem essas atitudes de autênticos animais perceba o mal que faz ao seu clube mas também ao desporto em geral e em especifico ao futebol.

Tomé Silva disse...

Em cerca de 20 anos a correr vários estádios do país nunca tinha assistido ao vivo a algo semelhante.

A verdade é que os adeptos do Braga chegaram ao estádio a rebentar petardos,a provocar adeptos do Vitória,inclusivé passando a barreira dos stewarts para se chegarem mais perto dos adeptos do Vitória.
No entanto nada justifica aquilo a que assisti depois.

Infelizmente noutras situações nunca existiu mão pesada e provavelmente neste caso irá acontecer o mesmo.

Enquanto os clubes não pagarem multas astronómicas,virem os seus estádios interditados por dezenas de jogos e os adeptos envolvidos punidos tudo continuará igual.

Infelizmente é o futebol que temos...

Unknown disse...

Vimaranenses fazem parte dos adeptos que menos gosto. Sendo eu quase de Guimarães e de conviver muitas vezes com pessoas de lá, sempre soube muitas histórias causadas pelos adeptos em estádios tal como sabia como eles são por convívio com alguns, e esquece, admiro o amor que têm pelo clube mas só isso mesmo porque de resto são do pior que existe.
Espancar pessoal em qualquer canto da cidade só porque andam com uma tshirt de alguma equipa, fazer esperinhas no fim dos jogos nos parques de estacionamento para partir os carros dos adeptos adversários e por aí fora... até à própria equipa batem!

Não estou a dizer que isto é só culpa dos vimaranenses, claro que não mas falo dos que conheço melhor pois causam problemas com quase todos. Se bem que os de Braga também andam a começar a vacilar contra qualquer um também como se viu contra o Paços.