domingo, 1 de julho de 2012

Pedro Proença

Parabéns a Pedro Proença por ter conseguido atingir o topo da arbitragem mundial.

Depois de ter dirigido a final da última edição da Liga dos Campeões,agora foi o escolhido para apitar a final do Euro 2012.

Tudo isto depois de já ter apitado a final do Europeu de sub-19 em 2004 e depois de internamente ter apitado 2 finais da Taça de Portugal,2 finais da Taça da Liga e 3 finais da Supertaça Candido de Oliveira.

Quem não conhecer o nosso campeonato e ler os parágrafos anteriores não imagina tudo aquilo que tem passado internamente.

Ex-jogador de andebol do Sporting,Porto e ABC,confessou-se Benfiquista desde pequeno:

"Seria uma desonestidade intelectual dizer que não tenho clube. Tenho as minhas preferências políticas, religiosas, clubísticas, sexuais. O meu pai fez-me sócio do Benfica em pequenino"

"Não tenho problema nenhum em assumir isso. Quando joguei andebol no Sporting, cheguei a ser sócio do Sporting. Isso não tem qualquer tipo de influência nas minhas actuações."

"Dificilmente ficarei no futebol. Adoro maratonas, triatlos, esqui. E começo a ficar saturado do futebol. Quando fizer 45 anos vou fazer a maratona de Londres e estudar mais."

O seu calvário começa em 2009 quando cometeu o "crime" de assinalar uma grande penalidade inexistente contra o Benfica quando este vencia o Porto no Dragão por 0-1 (viria a terminar empatado a 1-1),embora toda a gente se tenha esquecido do penalti não assinalado a favor do Porto por falta de Reyes sobre Lucho quando o resultado estava em 0-0(incrivelmente apenas aparece este vídeo de 2 segundos,todos os outros desapareceram).

Em 2011 é agredido por um adepto do Benfica.

Em 2012 é nomeado para apitar o Benfica - Porto da 21ªjornada,o "jogo do título" (foram bastantes essa temporada).

Volta a cometer erros,sendo que o mais lembrado é da responsabilidade do assistente Ricardo Santos,no entanto todos os dedos foram apontados a Pedro Proença.
No entanto este lance,mais este lance simplesmente foram ignorados/esquecidos por todos aqueles que acusam Pedro Proença de nunca beneficiar o Benfica e apenas ter intenção de prejudicar o clube do coração.

Choveram novamente críticas quando foi convocado para apitar no Euro-2012,sendo que alguns chegaram ao cúmulo de tentar encontrar um lançamento/falta inexistente para poderem provar que têm razão quando criticam o árbitro.

Nem quero imaginar a azia que sentiram quando a Uefa abre um precedente e Proença fica de prevenção a pedido da Uefa,mais ainda quando é nomeado para a final.

Por isso apenas desejo que amanhã dentro do campo continue a mostrar que é o melhor árbitro Português da actualidade.

Mesmo não sendo perfeito vai obrigar a meter "a viola no saco" todos aqueles que andam a somar as metades que lhe convém,esquecendo de subtrair as metades que não lhe interessa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Impressionante, como uma LADRÃO desses apita final de Champions e do Euro ... no mesmo ano!!

O mundo está perdido.

LiveStrong

Tomé Silva disse...

Pelos vistos quem percebe de futebol (sim,eu sei que é muito subjectivo) e tem uma relação de equidistância que "nós" não temos por motivos óbvios,tem uma opinião diferente.

Podemos "amar" ou odiar Pedro Proença,mas neste momento é o melhor árbitro Português da actualidade e um dos melhores do mundo.

Isto são factos,o resto dependerá da azia de cada um.

Abraço.